PESQUISAR CONTEÚDOS

quinta-feira, 6 de maio de 2010

VENDER E COMPRAR: E-COMMERCE, Négocios pela Internet


Você acha que vender pela web é um bom negócio?
Vamos analisar. No ano passado, cerca de 17 milhões, isso mesmo, 17 milhões de pessoas fizeram ao menos uma compra pela internet no Brasil. Para esse ano, estima-se que esse número aumente para 20 milhões. Cada comprador gasta por ano em média 325 reais em compras.

Os produtos mais vendidos são livros, CDs, DVDs, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, mas só isso pode ser vendido na web? Não, hoje se vende tudo pela internet, desde apartamentos de altíssimo padrão, passando por carros de todos os modelos e motores a e-books, que são livros totalmente digitalizados.

As vezes me perguntam se por um micro empresário ter uma pequena loja se ele pode entrar na Internet ou se ele precisa ser uma grande loja de varejo para isso, o que eu sempre digo é que não, afinal, há diversas lojas online que começaram pequenas, em uma salinha com um computador e hoje faturam milhões de reais por ano graças a um trabalho muito bem feito na Internet.

Algumas delas estão até migrando para campanhas na televisão, que são mídias mais caras, para construção de marca; existe o caso de uma mega loja que começou no interior do estado de São Paulo, fez uma presença digital muito bem feita, cresceu muito e hoje está entre os maiores varejistas do Brasil com quase 100 lojas físicas, sendo a 4ª em vendas na web.

Se você tem uma pequena loja no centro da cidade ou se é diretor de um mega varejista no momento de entrar na Internet não importa, pois será mais um canal, e um poderoso canal diga-se de passagem, de vendas para a sua empresa, seja o produto que você vende ou o seu tamanho. É possível sim, aliás, se você não está na Internet, você está atrasado.


Texto de: Felipe Morais

Nenhum comentário: